segunda-feira, 2 de março de 2009

A criação e instalação do liceu feminino

Primeiro edifício

A batalha pela causa da instrução feminina começou no século XIX, com D.António da Costa e Bernardino Machado, que defendiam a criação de liceus femininos. A carta da Lei de 9 de Agosto de 1888, autorizava que se estabelecessem em Lisboa, Coimbra e Porto estabelecimentos dedicados ao nsino feminino, o Maria Pia (em Lisboa), sendo a única instituição oficial de ensino secundário liceu feminino, em Portugal, durante vários anos.

Coimbra, sendo uma cidade universitária, há muito que desejava possuir uma escola feminina e não estava alheia a estes movimentos.

Esse desejo veio a concretizar-se com Decreto de 17 de Novembro de 1914 que ciroou uma secção feminina, junto do Liceu Central José Falcão.

Contudo, este decreto foi revogado pelo de 25 de Março de 1915 que autorizava o reitor do Liceu de Coimbra a formar turmas paralelas com as alunas das três primeiras turmas, que se instalaram no edifício nº111 da Avenida Sá da Bandeira. Contudo, só em 1918, foi autorizada a passagem das alunas da 4.ª e 5.ª classes do Liceu Central José Falcão para o referido edifício da Avenida Sá da Bandeira, formando-se em duas turmas.

Estavam assim reunidas as condições necessárias para a criação de um Liceu Feminino, que veio a acontecer com o Decreto de 14 de Julho de 1918.

A criação de um liceu feminino era desejada também pelos pais já que não viam com bons modos a frequência das filhas num liceu masculino. Contudo, a criação do liceu não servia só para melhorar a educação da juventude, mas também para se ir desenvolvendo a ideia de que a mulher podia ombrear com o homem a frequência da Universidade e ocupar determinados lugares no funcionalismo público. Esta ideia veio a ganhar mais força com a viragem do século XIX.

Com a designação de Liceu Nacional Infanta D. Maria, cuja imagem figura na bandeira do liceu que cuidadosamente a guarda, abriu ao público em 26 de Março de 1919.

O aumento dos cursos e das alunas nas turmas, que lhes permitiam prosseguir com os estudos no ensino superior, tornou-se necessária à aquisição de novas instalações.

Sem comentários:

Enviar um comentário