segunda-feira, 9 de março de 2009

A criação e instalação do liceu feminino - 2.ªParte

Segundo Edifício

O aumento dos cursos e das alunas nas turmas, que lhes permitiram prosseguir com os estudos no ensino superior, tornou-se necessária à aquisição de novas instalações.

Na falta de um edifício próprio, cuja a construção ainda não se vislumbrava, começaram a mudar-se em 1932, para o que ainda restava da Quinta da Rainha (actual Bissaya Barreto), adquirida pelo Estado. Mas esta mudança não significava uma melhoria nas infra-estruturas. só o espaço e a localização se tornavam aliciantes. depois de ligeiras adaptações o liceu iniciou as suas actividades no velho edificio da Quinta da Rainha, com laranjeiras e terrenos próprios para culturas e criação de animais. era este o local desejado pela direcção e corpo docente para a construção do edificio destinado ao Liceu Infanta D.Maria, dada a luta tenazmente travada pelas reitoras Elisa Figueira e Dionysia Camões, junto das entidades competentes. Contudo o liceu não ficou nesse lugar devido a ser muito perto do liceu masculino, assim sendo o liceu viria a ser instalado no edificio de S.Bento em 1937.

Apesar da mudança, o liceu feminino continuava a usufruir da Quinta da Rainha, onde estava instalado o Centro da Mocidade Portuguesa Feminina e onde se davam as aulas de Curso de Educação Familiar. No entanto, esta situação não durou muito tempo, instalando-se depois na Escola Normal Primária.

No ano de 1938/39, o liceu passou a ocupar mais alguns compartimentos do edifício S.Bento reunindo condições necessárias para receber mais duas ou três turmas no ano seguinte.

O liceu continuou instalado neste edificio até à construção definitiva de um novo, na encosta do Calhabé, solução que não obtinha apoio da reitora e do corpo docente que mobilizara os pais e encarregados de educação, transformando esta questão num problema vivido pela cidade, largamento noticiado pela imprensa local, devido a o liceu se vir a encontrar num sitío ermo e com vizinhança de um estádio de futebol que estava projectado para as suas imediações. Contudo, a decisão oficial tinha tomada e não havia nada a fazer, sendo que a zona de protecção do liceu foi oficialmente aprovada em 1944, porém só no ano seguinte é que o liceu actual começou a ser construído.

Sem comentários:

Enviar um comentário